Incorporadora

Incorporadora

 

Muitas pessoas iniciam uma Obra, e acaba descobrindo que teria sido melhor se tivesse contratado uma Incorporadora. Pois a função de uma incorporadora é administrar todo o projeto do empreendimento imobiliário. Isto significa que ela está envolvida desde a análise de viabilidade, seleção de terrenos e elaboração do projeto até a contratação da construtora e da imobiliária. Assim, é responsável por todas as etapas, exceto a execução da obra, que fica a encargo da construtora.

Na incorporação, existem formas  da incorporadora negociar seus ganhos, que podem ser através da venda do imóvel, da valorização do imóvel ou da marca, da taxa incorpórea, de receitas com áreas comuns de empreendimentos, através de serviços de gestão e consultoria,  que variam a partir de 5% de cada possibilidade de projeto, a a ela fica a responsabilidade de encaminhar, acompanhar e fiscalizar todas as etapas do negócio. Dentre as funções a Incorporadora deverá: Identificar oportunidades de mercado; Adquirir terrenos; Elaborar Projetos; Obter licenças e aprovações; Contratar a construtora; Contratar a imobiliária; Promover a venda das unidades; Oferecer assistência técnica; Fiscalizar a obra; Manter o cliente informado. Ou seja a incorporadora é a responsável por administrar todo o projeto de um empreendimento  imobiliário, desde o início até a comercialização.

Podemos evidenciar a Elaboração do cronograma de entrega do empreendimento; Definir o processo  de entregado empreendimento; Estimular datas e procedimentos para a visita à obra; Oferecer assistência na venda, revenda e locação dos imóveis; Prestar suporte aos compradores após a entrega do imóvel; Promover o arquivamento do memorial de incorporação no registro de imóveis; Captar recursos.

A incorporadora é diferente da construtora, que é responsável pela execução da obra.

Todos os procedimentos respeitão legislações específicas, licenciamentos e permissões,  a ausência deles, podem gerar multas, paralisações e até a inviabilidade da obra, desde questões ambientais a de engenharia. Portanto, contratar um profissional que entenda de Administração é fundamental para lidar com  todos os outros aspectos legais e trabalhistas.

 

 

 

Gostou? Divulgue esse Artigo:

Comentários