O que é ideologia?
Descubra como ela influencia tudo o que você pensa
Você já se perguntou por que você acredita no que acredita? Por que certas ideias te parecem “certas” e outras tão absurdas? A resposta está em algo invisível, mas extremamente poderoso: a ideologia.
Mas afinal, o que é ideologia?
Ideologia é mais do que uma palavra complicada usada em debates políticos. Ela é, na verdade, o conjunto de ideias, valores, crenças e visões de mundo que moldam a forma como você enxerga a realidade – e como você acha que o mundo deveria funcionar.
Imagine um par de óculos invisível. Quando você os coloca, tudo ao seu redor ganha uma nova cor, uma nova forma, um novo significado. É exatamente isso que a ideologia faz: ela filtra, organiza e interpreta tudo que vemos, ouvimos e vivemos.
Ela está em todo lugar
A ideologia está nas músicas que você escuta, nos filmes que você assiste, nas notícias que você lê. Está nas conversas de bar, nas salas de aula, nas redes sociais – e, principalmente, nas decisões que você toma no seu dia a dia, mesmo sem perceber.
E o mais fascinante? Cada pessoa, grupo ou sociedade tem a sua. Existem ideologias políticas (como o liberalismo, o socialismo, o conservadorismo), religiosas, sociais (como o feminismo ou o ambientalismo) e muitas outras. Elas podem unir, dividir, inspirar, aprisionar. Tudo depende de quem as usa – e como.
Ideologia: vilã ou aliada?
Filósofos como Karl Marx viam a ideologia como uma “máscara” usada pelas classes dominantes para manter o poder e esconder as injustiças sociais. Já pensadores como Antonio Gramsci mostraram que a ideologia também pode ser uma arma poderosa nas mãos dos que querem transformar o mundo.
Ou seja, a ideologia não é boa nem má por si só. Ela é uma ferramenta. Pode ser usada para controlar… ou para libertar.
E por que isso importa pra você?
Porque entender a sua ideologia – e a dos outros – é o primeiro passo para pensar de forma mais crítica, mais livre, mais consciente. É deixar de ser manipulado por discursos prontos e começar a construir suas próprias respostas.
Você está mesmo pensando por conta própria… ou apenas repetindo ideias que colocaram na sua cabeça?
Pense nisso.
Na atualidade nos deparamos com grupos ideológicos tem todas as esferas, como sempre, porém, quando um determinado grupo se torna intolerante em relação a outras ideologias, ou aos indivíduos que não aceita a sua ideologia, surgem grupos radicais que pregam o separatismo, e oprimem quem não concorda, ou seja, se há uma confusão entre o que é ideológico para o que é eu sou o certo e você é o errado, essa falta de respeito nas mais diversas esferas estamos vendo acontecer cada vez mais, as polarizações, da seguinte forma, se você não é do meu grupo ideológico você é um imbecil (sim, é este termo que está aparecendo nas mídias), seguidas de agressões verbais e agressões físicas. Hoje, as ideologias políticas partidárias, as religiosas, as de raça, e as de gênero são as que estão na ponta da pirâmide dos conflitos. Estão confundindo ideologias com o que eu penso, é justificativa para o abuso ao outro. Mas enquanto as pessoas comuns estão atoladas neste lamaçal de distrações, os que manipulam estas mesmas ideologias tem seus propósitos de poder muito bem estabelecidos, que momumente percebemos que criam regras para os outros mas eles mesmos não as cumprem. Quando surge alguém que pensa de forma mais ampla e percebe as manipulações ideológicas e não se torna um cordeirinho, este é o ovelha negra, que por ter opinião própria é o “perigo”, e este é combatido como se fosse uma praga, e como normalmente é um indivíduo de bem, se afasta, se auto exila, e deixa a banda passar. Mas este não é o correto, pois as igrejas, os partidos políticos, quem decidem sobre o futuro da sociedade são cada vez mais os radicais ideológicos, e a sociedade está caminhando para o caos da opressão dos que pensam diferente. Portanto, a expansão da consciência, a libertação de padrões precisam ser praticados em todas as instâncias. O fato final é que a guerra ideológica toda, tem como objetivo Poder e Dinheiro. Então os indivíduos libertos das ideologias limitantes e opressores, precisam deixar de se isolarem e partirem pra cima. JR Araújo quando era criança vendo um desenho da Liga da Justiça, foi impactado com a seguinte frase: “O que me preocupa não é o barulho dos maus, e sim o silêncio dos bons…..”. Mas na mídia quem está fazendo mais barulho é que prevalece na audiência, e mesmo que seja mentira, na mídia muitas vezes apresentada se torna uma verdade pública, na lavagem cerebral das multidões.
Entendi que existe o Mundo Natural e o Mundo Ideal, quando através das ideologias a gente tenta alterar o Mundo Natural, isto acaba não dando certo. A própria história nos apresentou diversas verdades ideológicas que hoje caíram como grandes mentiras, puras histerias coletivas, onde se manifestou socialmente e psicologicamente sem motivos aparentes. Levando muitas das vezes a ruina de sociedades muito fortes, num processo de auto sabotagem seus integrantes vão mudando de ideologias, e parece que o grande investimento dos manipuladores é para que as pessoas fiquem brigando umas com as outras e acabem entrando um vértice descendente de múltiplas falências.
A primeira coisa a saber é se “Eu” (quem está lendo este artigo), é um Separatista, um Negacionista, um Radical ou uma pessoa que busca ser justa? Se tornando um fácil saber se você tem ambições saudáveis, ou ganância nociva. A partir de definir qual o seu interesse, em ser um Manipulado, um Manipulador, ou ser uma pessoa Autêntica e Justa, com opiniões próprias capaz de inspirar a outros a se desenvolverem bem em busca das diversas Liberdades. Se for a última opção apresentada neste texto, você se tornará um leitor e divulgador deste Portal de Notícias e Negócios.
