O que é Estoicismo?
Os filósofos estoicos eram pensadores da Grécia Antiga que defendiam a virtude, a razão e o autocontrole como caminhos para a felicidade. Eles acreditavam que a felicidade dependia de como reagíamos às circunstância, e não das circunstâncias em si.
Como foco central a harmonia com a natureza, o controle das emoções e aceitar o que não se pode controlar, nortearam esses grandes pensadores e praticantes, onde a virtude, a serenidade, o autocontrole e o desapego. O principal entendimento é que o Universo é governado pela razão, ou logos, um princípio divino.
As virtudes cardeais que são: sabedoria, coragem, temperança e justiça, se tornaram grandes princípios de homens que transformaram o que podemos chamar de mundo civilizado.
Os três filósofos estóicos que marcaram a história são: Epiteto (55-135); Sêneca (4 a.C-65); e Marco Aurélio (121-180), tivemos desde escravo a Imperador com esta linha de pensamento. Mas o que mais chama a atenção é que indivíduos que seguem estes princípios, conseguem estabelecer uma condição para o sucesso daquilo que tem como objetivo. Tempos em tempos, percebemos que a história repete os ciclos de crises mundiais, mas é apenas reflexo das crises existenciais.
Podemos encontrar estes princípios nas grandes organizações tais como nas estratégicas militares, empresariais, políticas e religiosas, sempre se pensa a prática para que se atinja os objetivos. Quanto mais complexos, mais pensados devem ser.


| “O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário.”
“Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.”
“Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.”
“Perguntas-me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo.”
“A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.”
“Querias ser livre. Para essa liberdade, só há um caminho: o desprezo das coisas que não dependem de nós.”
“Muitas vezes erra não apenas quem faz, mas também quem deixa de fazer alguma coisa.”
“As coisas que nos assustam são em maior número do que as que efetivamente fazem mal, e afligimo-nos mais pelas aparências do que pelos fatos reais.”
“Pobre não é aquele que tem pouco, mas antes aquele que muito deseja.”
“Se você está sofrendo por coisas externas, não são elas que estão te perturbando, mas o seu próprio julgamento sobre elas. E está em seu poder anular este julgamento agora.”
“Pratica cada um dos teus atos como se fosse o último da tua vida.”
“Mais penosas são as consequências da ira do que as suas causas.”
“As pessoas ficam perturbadas, não pelas coisas, mas pela imagem que formam delas.”
“Infeliz é o espírito ansioso pelo futuro.”
“A felicidade do homem depende de si mesmo.”
“Desterra de ti desejos e receios e nada terás que te tiranize.”
“O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não tem, mas rejubila com as que tem.”
“A melhor vingança é ser diferente do seu inimigo.”
“Não espere que o mundo seja como você deseja, mas sim como ele realmente é. Dessa forma, você terá uma vida tranquila.”
“Não dê às coisas pequenas mais tempo do que elas merecem.”
|
|