Ateliê Herbert Brito
Revelando a alma por trás dos negócios.
Pessoas de Impactos
José Ronaldo, toma café no Ateliê Herbert Brito com o Mestre Artesão Herbert e com a Acadêmica Tatiane. Irmãos e equipe na economia criativa.

Um verdadeiro convite para o estilo pé na areia do Sul da Bahia.
Herbert estabeleceu-se em Arraial da Ajuda desde 2017, fabricando móveis e peças de decoração a base de aproveitamento de palet’s, evoluindo para luminárias com as matérias primas de palha de dendê, sisal, palha de açaí, taboa, palha da costa, produzindo para exposição e venda no varejo e atacado no Ateliê e para todo o Brasil.
Tatiane – Psicóloga na cidade de Itabuna ao visitar o irmão estando de férias, apaixonou-se pela atividade. Tendo sido técnica em enfermagem, com trabalhos prestados em hospitais no período de 13 anos, não precisou beber ou lavar os pés na fonte da Santa, como reza a lenda urbana de Arraial d’Ajuda (Pois quem lava os pés, ou bebe da água da fonte dos Jesuítas na fonte que flui por baixo da escadaria da Igreja da N. As d’Ajuda, fica tão apaixonado por Arraial que não volta pra sua cidade de origem, ou se voltar só sossega depois de retornar pra ficar definitivo). A princípio eram férias de 1 mês, passaram para 2 meses, e para dar sequência aos atendimentos clínicos na cidade de Itabuna, passou a atender on line, Herbert convidou a irmã para atuar na administração enquanto ele poderia se dedicar mais na criação e produção. Assim sendo, deu muito certo, com a Psicóloga de corações e mentes também se tornando de fios e fibras, compondo a grande tapeçaria da vida humana. Onde podemos dizer que a psicóloga formada, faz sua própria terapia criando e tecendo formas extraídas da alma ( Como revela a fotografia sorridente espontânea de ambos). Num convite para se viver no estilo Sul da Bahia.

Herbert – Lembra que ele é filho de sapateiro, e que seu pai viu num menino de um amigo do interior muito talento, levando esse jovem para Itabuna, esse rapaz cresceu na profissão e montou seu próprio negócio com couros em peças artísticas, o pai de Herbert secretamente propôs ao amigo, que levasse Herbert como aprendiz, que ele seria o responsável em repassar o valor que ele pagaria a Herbert, sendo assim, a ministração de um curso prático, esta história ficou sendo um segredo até que muitos anos mais tarde, a família descobriu nas anotações contábeis, o registro de pagamentos periódicos. Percebendo que seu pai mesmo sendo profissional reconheceu no amigo, maior habilidade de ensinar a arte da sapataria e também do couro artístico, sendo um verdadeiro desingner. De vestuário e utilitários em couro. E então transformou-se numa fonte de chama viva de criatividade e em seu peito crescia a necessidade de vir para o litoral buscar novas experiências e formas de expressar seus sentimentos, emoções, sonhos e desejos. Enquanto não pulou no desconhecido buscou trabalhar em Itabuna com tinta automotiva, mas a insatisfação explodiu em sua mente. Assim vindo para Arraial da Ajuda onde percebeu ao seu redor o que poderia fazer, adaptou seu talento para os recursos que encontrou e aí surgiram as competências com palet’s e palhas.
Levando em consideração no universo da economia criativa, e quem cria seu estilo de trabalho e domina todo o processo e passa a ensinar a outros torna-se um Mestre.
Então eis que em Arraial da Ajuda nasceu a verdadeira identidade de propósito de Herbert que é um Mestre Artesão em madeira e palha. Eu José Ronaldo digo que para se tornar Mestre Artesão é necessário que o indivíduo tenha um coceira na alma. Onde cria seu ambiente de fabricação, naturalmente acaba havendo a necessidade de criar o ambiente de exposição e venda, e assim surgiu o Atheliê Herbert Brito, na estrada Arraial Trancoso. Havendo a possibilidade de poder representar e vender produtos criados por outros artesãos, tornando mais completa e agradável a oferta aos visitantes e compradores. Assim, com o bom gosto de ambos o ambiente não é apenas um showroom, também é um convite ao estilo de vida da região do sul da Bahia, no pé na areia. Onde também levou Herbert a participar de canoagem em prática periódica e em competições.

Tatiana – Observa que a Arte terapia é algo que todos devem experimentar, e poderá ser uma Renda Extra, ou até se tornar a Renda Principal, pois dá sentido de protagonismo e empoderamento num tempo de tanta insegurança.
Herbert – Observa que todas as pessoas são artistas, mas poucos se despertam pra isto. Pode Acreditar nos sonhos, pois com persistência são possíveis.
Se desejarem consultem, comprem, admirem essa realização de um sonho.
Todos são convidados a experimentar o estilo de vida de pé na areia, tendo o ambiente decorado pelas obras do Ateliê Herbert Brito. Ou ainda tendo em seus apartamentos a referência almática que as peças transmitem. Visite o espaço de exposição e venda, e também o seu instagram .
@ atelieherberthbrito
55 (73) 9.8858.5259
Estrada de Arraial para Trancoso n°2817 Bairro Santiago.


