A cidade de Eunápolis, na Bahia, surgiu com a construção da BR-5 (atual BR-101) e com a doação de terras pelo engenheiro Eunápio Peltier de Queiróz. O povoado era conhecido como km 64 e estava localizado no município de Santa Cruz Cabrália . Em 1988, foi realizado um plebiscito que desmembrou Eunápolis de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
A vocação primária de Eunápolis iniciou como abrigos dos trabalhadores da construção da BR, isto evoluiu e por estar às margens da Rodovia se tornou um vasto centro de empresas e negócios. Tendo um polo Industrial e comércio robusto.
Eunápolis conta com 11 centros universitários: Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Unesulbahia (Unesulbahia/FTC), UNOPAR Virtual e presencial, Claretiano – Rede de Educação, Grupo Uninter, Ulbra, UNIME, FAES (Faculdade Espirito Santo), Faculdade Pitágoras, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
Eunápolis é banhada pelo rio Buranhém, também conhecido como rio do Peixe, cuja nascente fica localizada na Serra dos Aimorés, em Santo Antônio do Jacinto, no estado de Minas Gerais, vindo a desembocar na Bahia, no município de Porto Seguro. Tendo seu percurso de aproximadamente 148 km, sendo 128 km desse percurso só no estado da Bahia. Além de abastecer Eunápolis, esse rio abastece também os municípios de Guaratinga e Porto Seguro.
