Aeroporto de Porto Seguro

O Aeroporto de Porto Seguro é um aeroporto brasileiro localizado em Porto Seguro, no Sul da Bahia. Está localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, a dois quilômetros do centro da cidade e a poucos metros do terminal rodoviário. É um dos aeroportos do Brasil que mais recebe voos chárteres de destinos nacionais e internacionais, e nele operam regulamente as principais companhias aéreas brasileiras. É um dos vinte aeroportos da Bahia incluídos no Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), criado em 2012 pelo governo federal, que visava construir e/ou reformar 270 aeroportos em todo o país.

Conta com pista para pousos e decolagens de dois mil metros por 45 metros e terminal de passageiros com área de 33 201 metros quadrados. Os auxílios operacionais aos procedimentos de pouso e de navegação aérea utilizados são o radiofarol não direcional (NDB, na sigla em inglês) e Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI, na sigla em inglês).

História

O aeroporto foi inaugurado em 1982. Seu terminal de passageiros era bem simples e pequeno. Hoje este prédio é ocupado pelo Corpo de Bombeiros da cidade.

O então Governador ACM, inaugurou em 1993 a expansão do aeroporto, com novo pátio, terminal de passageiros, que em 1997 foi expandido novamente, com ampliação do terminal de passageiros, do pátio de estacionamento de aeronaves e ampliação da pista de pouso para operar com aeronaves de grande porte.

O aeroporto foi construído em conjunto pelo Governo Federal e Estadual, ficando a administração a cargo do Estado da Bahia, através da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), que por sua vez contratou uma empresa privada para a execução dos serviços. Atualmente a administração e operação do aeroporto está sob os cuidados da SINART – Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda desde março de 2000.

Atualmente já estão iniciadas todo o planejamento para a construção de uma novo Aeroporto que aumentará toda a capacidade de passageiros e cargas para toda a  região.

Gostou? Divulgue esse Artigo:

Comentários