Belmonte, Bahia um lugar pra ver o Por do Sol

Belmonte é uma cidade do litoral sul da Bahia. Localizada na Costa do Descobrimento, a cerca de 70 km de Porto Seguro, topografia acidentada, morros, colinas, vales e o Rio Jequitinhonha que deságua no Atlântico, tendo sido lugar estratégico com casarões coloniais de características portuguesas bem preservados, com Museu, Fazendas antigas de cacau, com lugares paradisíacos, praias desertas, como a Praia do Mar Moreno, a Praia de Mogiquiçaba, a Praia da Caieira, a Praia do Garazau, a Praia da Barra Sul e a Praia do Rio Preto. O Centro histórico comtempla um enorme farol de 35 metros.

O território, primitivamente habitado pelos índios botocudos, integrava a Capitania de Porto Seguro, no início do século XVIII.

No início do século XVIII, colonos portugueses começaram o povoamento de São Pedro do Rio Grande nas proximidades do rio Grande, atual Rio Jequitinhonha. Os índios Botocudos foram catequizados pelos jesuítas que aí fundaram a capela de Nossa Senhora de Madre de Deus. A pequena capela foi a primeira construção do local. Durante muito tempo a cidade foi importante porta de entrada para Minas Gerais, através do rio Jequitinhonha, única via navegável até Salto da Divisa.

Situado numa planície entre o rio Jequitinhonha e o oceano Atlântico, esse município floresceu nos bons tempos do cultivo do cacau, no final do século XIX. Em 1891, passou à categoria de cidade.

Os recantos da cidade escondem lembranças,  singularidades, experiências que valem a pena conhecer. Pessoas que cultivam e produzem, suas receitas de uma culinária   local muito saborosa. As margens do Rio Jequitinhonha no Por do Sol, ou as margens dos manguezais, ou ainda nas areias das praias do Atlântico.

Gostou? Divulgue esse Artigo:

Comentários